Pular para o conteúdo

PALHETADA ALTERNADA, O QUE É?

Consiste basicamente em tocar as notas na guitarra sem repetir o movimento da palheta, ou seja, tocar para baixo e para cima alternadamente.

Esta forma de tocar, sem dúvida alguma, possibilita desenvolver uma excelente velocidade, porém, não é a única.

Outros guitarristas utilizam diferentes formas para tocar rápido e isso abordarei em outras edições da coluna.
Vale lembrar também que muitos afirmam que você deve tocar sempre alternando os movimentos da palhetada e isso eu discordo, porque existem questões muito importantes que devem ser levadas em consideração, tais como, estilo e interpretação.

Abaixo alguns exercícios básicos para você que está começando agora nessa técnica. Sugiro que você comece tocando bem devagar para dominar o movimento de descer e subir da palheta. Quando tiver adquirido confiança e dominado os movimentos da palheta, comece aumentar a velocidade gradativamente.

Gosto de citar alguns nomes de guitarristas muito famosos que exemplificam muito bem a execução desta técnica, entre alguns deles destaco John Petrucci, Guthrie Govan, Michael Romeo, John McLaughlin e Steve Vai. A lista poderia ser enorme e de acordo com as preferências de muitos, outros importantes nomes poderiam ser citados, porém esta lista ficaria gigantesca e essa não é minha intenção.

plugins premium WordPress